fbpx

Correção postural, é um caminho natural com a prática da musculação?

Existe uma porcentagem alta de pessoas que procuram a musculação para melhorar a sua saúde postural porém nem sempre o resultado acaba sendo de fato tão animador quanto o esperado, mas por que isso pode acontecer?.


Existem diversos fatores que levam o individuo a ter desvios posturais, uma boa camada da população por exemplo possui um perfil cifótico que representa uma inclinação acentuada do pescoço para frente e uma curvatura toráxica acentuada com projeção dos ombros para frente. Esta é uma carácteristica muito comum especialmente para quem trabalha sentado em frente ao computador ou executando algum trabalho de esforço repetitivo em uma posição de projeção frontal.

A grande questão é que apenas com exercícios de cadeira posterior tais como Puxadas, especificamente a puxada frontal não tendem a ajudar a melhorar esta postura como se espera, mas por que isso acontece?

Tecnicamente um dos motivos principais é que o músculo da grande dorsal (principal ativado neste exercício) executa uma rotação anterior de ombros quando encurtado, ou seja, Se este grupamento muscular não for alongado ele irá se desenvolver (aumentar) porém irá projetar seu ombro para frente, bem parecido como um lutador de boxe.

Mas como resolver este problema? vou te dar algumas dicas para melhorar isso ok?

Primeiramente você precisa alongar o seu músculo da grande dorsal, colocando seus cotovelos para trás da cabeça, Secundariamente você precisa alongar o seu peitoral, pois ele quando encurtado irá “puxar” o seu ombro para frente, você pode alongar este músculo em casa pegando um cabo de vassoura e posicionar o mesmo atrás da cabeça com os braços em posição de elevação (tipo mãos ao alto).

Terceira dica, Prefira remadas do que puxadas, As remadas tem a capacidade de trabalhar músculos posturais importantes o qual as puxadas não o fazem tão bem, então as remadas Supinadas (mão para cima) na polia são melhores para você do que as puxadas nesta ocasião.

Espero ter ajudado!

Últimos posts: