fbpx

Corrida, Bike ou Elíptico: Qual o melhor exercício para perda de gordura corporal?

Por anos alunos sempre me Indagam sobre esta questão que é bem comum quando se busca o emagrecimento com atividades dentro da academia. Para analisarmos as 3 possibilidades, primeiro precisamos entender um pouco do funcionamento do nosso corpo e também do metabolismo aeróbico.

Cada pessoa, possui uma concepção e estrutura física diferente que somados com hábitos de vida as vezes não tão saudáveis geram ao decorrer dos anos encurtamentos, desvios e dores posturais, desta forma cada individuo tende a se adaptar melhor ou pior a cada tipo de exercício e este é um dos motivos de não existir uma modalidade que seja melhor para todos e sim uma que seja o melhor para você.

Então como devo escolher a melhor estratégia para meu emagrecimento?

Analisando de uma forma simplista,você deve escolher a modalidade a qual você consegue manter a sua frequência cardíaca elevada por maior tempo possível, podendo ser de maneira alternada ou contínua, desta maneira você alcança um maior gasto calórico por maior tempo de execução. Se você consegue executar 30 minutos de Elíptico a 145bpm com pequenas variações de descanço enquanto na corrida você é obrigado a parar a cada 4 Minutos por, caimbras ou ‘queimaçoes’ você deve escolher o Elíptico pois você neste caso se adaptou melhor ao movimento e gerou um gasto calórico total maior, ou seja atingiu uma frequência elevada por mais tempo, este exemplo serve para qualquer tipo de exercício aeróbico.

Claro que existem estratégias para optimizar o emagrecimento dentro da atividade aeróbica, uma delas é trabalhar com valores de referência, como por exemplo o teste de esforço (VO2 Max). Neste teste o professor identifica a capacidade aeróbica do aluno e apartir deste resultado o treinamento aeróbico pode ser gerenciado de forma progressiva, Levando em consideração sua freqüência cardíaca alvo (que muda na medida que você treina) e seu tempo de treino, Estas váriaveis são chamadas de Volume e Intensidade, que trabalhadas de forma individual fazem que o treino aeróbico NUNCA SE TORNE OBSOLETO, sendo esta uma das minhas principais estratégias no emagrecimento.

Então, Bora fazer um Teste de Esforço e começar a correr Certo?

Últimos posts: